• Barcelona

    Barcelona: as dicas do Viaje na Viagem para você viajar melhor

    A arquitetura peculiar de Gaudí e seus contemporâneos modernistas. As ruelas medievais do Bairro Gótico e do Born. A orla renascida da Barceloneta. A montanha Montjuïc e todas as suas atrações. O Barcelona FC e suas glórias. Bares de tapas que substituem, com vantagem, restaurantes de verdade.

    Está tudo aqui, neste guia, para você aproveitar ao máximo sua visita a uma das cidades mais extraordinárias do mundo. Dicas de hotéis bem-localizados e com tarifas abordáveis. Restaurantes e bares de tapas que não tiram você do seu caminho. E todas as atrações mais bacanas da cidade organizadas em roteiros práticos.

    Mas vamos deixar umas coisinhas combinadas?

    Não está no roteiro, mas num dia você vai acordar mais tarde porque na véspera perdeu a hora no bar de tapas.

    Num outro, vai tirar os sapatos na beira da praia e enrolar a calça até a canela, pra não deixar de molhar o pezinho no Mediterrâneo.

    Sim: conheça a Barcelona de Gaudí e sua turma, vá ao Mercado da Boqueria, bata ponto na Rambla. Mas também seja flexível nos seus planos e curta a cidade ao ar livre -- Barcelona não está só nas atrações, mas nos bairros, nas ruas e na beira-mar.

    Este guia de Barcelona é para você seguir -- e para desobedecer um pouquinho, também.

    Barcelona: quando ir
    Barcelona é um destino para o ano inteiro. O clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva.

    Podendo viajar em qualquer época, vá no final da primavera (entre meados de maio e meados de junho).

    E se der para evitar o mês de agosto, melhor. Auge das férias de verão na Europa, é quando a cidade está mais quente e mais cheia de turistas.

    Inverno
    O inverno em Barcelona é bastante suave em comparação com o resto da Europa. Os dias são ensolarados, e neve é um evento raríssimo.

    Barcelona não vai estar tão animada no inverno quanto nos meses mais quentes. Em compensação, as tarifas dos hotéis estarão bem mais baixas.

    Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C, e máximas de 14°C. Em março, o termômetro sobe um pouquinho, para mínima de 8°C e máxima de 16°C.

    Réveillon em Barcelona
    O Cap d’Any, ou Ano Novo em Barcelona, é festejado com um show de projeções e fogos na Fonte Mágica de Montjuïc, e também nas festas pagas de restaurantes e boates. Mas vá sabendo que o Réveillon na Europa não tem o caráter transcedental do Réveillon brasileiro: é só um dia de festa e balada.

    Primavera
    A primavera é a época mais gostosa para ir a Barcelona. No final de março já começa o horário de ‘verão’, e o clima vai ficando cada vez melhor até o final de junho.

    Abril tem mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC. Em maio, o termômetro varia entre 14ºC e 23ºC. E em junho, entre 18ºC e 27ºC -- mas em ondas de calor, a temperatura pode encostar nos 30°C.

    Dia de São Jorge
    Se você estiver na cidade em 23 de abril, vai encontrar Barcelona toda enfeitada de rosas vermelhas para a ‘Diada de Sant Jordi’ -- o Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha. A tradição manda que casais troquem livros e rosas. Vá ver as janelas com bandeiras da Catalunha, as bancas de livros e flores na Rambla, e a Casa Batlló com a fachada decorada para a ocasião.

    Verão
    O verão é a época do agito em Barcelona. Se você quer aproveitar a cidade mais na rua e nas praias do que batendo ponto nas atrações, essa é ‘a’ época para estar em Barcelona. Mas evite agosto, mesmo se gostar do ‘fervo’: a cidade fica cheia demais.

    Julho é o mês menos chuvoso do ano, e tem temperaturas entre 20°C e 28°C. Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C -- mas há chance de você pegar picos de até 35°C. Em setembro você pode pegar alguma chuva (mas nada demais!), e as temperaturas voltam a ficar mais amigáveis, entre 18°C e 26°C.

    Diada
    O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional da Catalunha ('Diada Nacional', ou simplesmente 'Diada'), um feriado em que Barcelona costuma ter manifestações pela independência. Em 2018, o evento central aconteceu na Avinguda Diagonal, do Eixample a Les Corts.

    La Mercè
    A festa de La Mare de Déu de la Mercè, uma das duas santas padroeiras de Barcelona, é o grande evento do ano na cidade. São 5 dias de desfiles, shows de fogos e música, geralmente antecipando o feriado da santa, dia 24 de setembro. Em 2019, as festas acontecerão entre 20 e 24 de setembro. As torres humanas dos ‘castellers’, na Plaça de Sant Jaume, são um espetáculo imperdível.

    Outono
    O outono começa chuvoso em Barcelona, mas é uma época boa para visitar a cidade, de todo jeito. Viajando no início da estação, você vai sentir como se o verão nem tivesse ido embora ainda.

    Em outubro, a temperatura mínima fica na casa dos 14°C e a máxima, nos 22°C. O horário de ‘verão’ termina só na última semana do mês.

    Em novembro, os termômetros ficam entre 9°C e 18°C. Em dezembro, já com clima de inverno, a mínima é de 6°C, e a máxima, de 14°C.

    Julho x Janeiro?
    Se você só pode viajar nas férias escolares, decidir entre ir a Barcelona em janeiro ou julho é optar por sossego ou agito.

    Em janeiro, Barcelona vai estar menos animada e não vai dar para aproveitar a praia. Mas as atrações estarão menos disputadas, os restaurantes, menos cheios, e as tarifas de hospedagem, mais amigáveis. Se você tem planos de seguir viagem à Andaluzia, ir durante o inverno é a melhor escolha.

    Em julho, Barcelona é exatamente aquela metrópole praiana que você imagina encontrar. A viagem vai precisar ser mais bem planejada, para você não perder tempo nas filas das atrações. Se você tem planos de seguir viagem às Ilhas Baleares ou à Costa Brava, ou se o seu itinerário vai incluir a Galícia, vá em julho.

    Que roupa eu levo?
    Para o verão, leve roupas bem frescas, e não se esqueça do chinelo e da roupa de banho. Vai que sobra um tempinho para um mergulho num fim de tarde?

    Para o outono ou primavera, você vai precisar de peças para um friozinho leve, ou um calorzinho moderado. Dê uma checada na previsão do tempo, e ajuste a mala de acordo.

    Para o inverno, leve calças compridas, camisas de manga longa, suéteres e um casaco tipo 'bonequinho Michelin'. Complete com cachecol e luvas. Roupa térmica provavelmente será dispensável, mas se tiver, leve também.

    Fonte: Viaje na Viagem


    Fotos

    Tags

    © 2019 Chip pra Viagem. Desenvolvido por Doctor SAC