• Buenos Aires

    Buenos Aires é a capital da República Argentina e sua única metrópole, sendo ao mesmo tempo o centro político, econômico e cultural de todo um país.

    Buenos Aires é uma cidade que encanta. De dia e à noite. Nas quatro estações. A brasileiros, americanos, ucranianos e chineses. Dentro da América Latina, é um lugar absolutamente diferente. Certo estilo e orgulho europeu de décadas passadas, presentes na arquitetura, na cultura e nos milhões de imigrantes e descendentes se misturam com um caráter próprio, intenso e independente.

    Buenos Aires é cosmopolita, cheia de contrastes, ao mesmo tempo dinâmica e tradicional, histórica e vanguardista. Pontos turísticos também não faltam: monumentos, igrejas, museus, galerias de arte e teatros; praças, parques e jardins; modernos centros comerciais e feiras de antiguidades; albergues econômicos e hotéis de primeira categoria; restaurantes típicos e de cozinha internacional; sem falar na magia sempre presente do tango.

    Como é a população de Buenos Aires?
    A cidade de Buenos Aires possui cerca de 3 milhões de habitantes, mais precisamente 2.890.151 de acordo com o último censo de 2010. No entanto, considerando também a Grande Buenos Aires, no total são quase 13 milhões de habitantes, ou 12.801.364 segundo o censo, concentrando mais de 30% da população argentina. Essa área metropolitana representa o terceiro maior conglomerado urbano da América Latina, após a Cidade do México e São Paulo.

    Seus habitantes são chamados de portenhos (porteños) devido à grande importância que o porto de Buenos Aires representou para o desenvolvimento da cidade e do país. Os portenhos falam espanhol de um jeito particular, marcado pelo uso do pronome “vos” (no lugar de “tu”) e de uma gíria urbana denominada lunfardo, além de outras características idiomáticas próprias (ver mais detalhes em População da Argentina).

    Buenos Aires é uma das cidades com melhor qualidade de vida e renda per cápita da região, sendo também a cidade mais visitada da América do Sul. Entre suas expressões artísticas mais originais, destacam-se o tango e o fileteado portenho (ver Arte e Cultura da Argentina).

    Onde fica Buenos Aires?
    Buenos Aires está localizada no centro-leste da Argentina, em plena região pampeana. É banhada pelo Río de la Plata, considerado um dos rios mais largos do mundo, que também banha a costa oeste do Uruguai.

    Geograficamente, a cidade de Buenos Aires fica dentro da província de Buenos Aires. Porém, se trata de uma cidade autônoma que tem o mesmo status administrativo que as províncias, constituindo um dos 24 distritos nos quais a Argentina se divide (ver Geografia da Argentina). Para diferenciar a Cidade de Buenos Aires da Província de Buenos Aires, a cidade é normalmente denominada Ciudad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires (CABA) ou, ainda, Capital Federal.

    Fonte: Mi Buenos Aires Querido


    Fotos

    Tags

    © 2019 Chip pra Viagem. Desenvolvido por Doctor SAC