• Taj Mahal - História, características e curiosidades

    O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu localizado na Índia. A construção foi eleita patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e também está na lista de uma das sete maravilhas do mundo moderno, desde 2007.

    Atualmente, o Taj Mahal recebe milhões de turistas durante o ano. É, sem dúvida, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Índia.

    Localização
    O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, Índia, junto ao rio Yamuna. Agra está cerca de três horas da capital, Nova Déli.

    História
    A história do Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan ordenou sua construção para honrar a memória de sua terceira esposa: Aryumand Banu Begam.

    Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Eles se casaram em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.

    Sua morte o abalou tanto que Jahan teve a necessidade de homenagear sua bela esposa. Assim, esse luxuoso mausoléu representa uma das maiores provas de amor do mundo.

    O Taj Mahal levou cerca de 20 anos para ser construído. A construção teve início em 1631 e foi concluída em 1648. O monumento foi feito em mármore branco e pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro) e contou com a força de mais de 20 mil homens.

    O local ainda apresenta um belo jardim em todo seu entorno. Além disso, foi construído um imenso espelho de água o qual reflete a beleza do mausoléu.

    Shah Jahan morreu pouco depois da conclusão do Taj Mahal, em 1666. Ele foi sepultado dentro do mausoléu, ao lado de sua esposa.

    Música
    A história do Taj Mahal tem inspirado muitos artistas pelo mundo. Um deles é o cantor brasileiro Jorge Ben Jor que lançou a música com o nome do mausoléu, em 1972. Confira abaixo um trecho da canção:

    “Foi a mais linda
    História de amor
    Que me contaram
    E agora eu vou contar
    Do amor do príncipe
    Shah-Jahan pela princesa
    Mumtaz Mahal.”

    Curiosidades sobre o Taj Mahal
    • O nome Taj Mahal significa a “Coroa de Mahal”.
    • O imperador passou a chamar sua esposa de “Mumtaz Mahal”, que significa “a joia do palácio”.
    • O mausoléu está aberto à visitação todos os dias, exceto às sextas-feiras, momento em que está fechado para orações.
    • Na época da construção, Agra era a capital do Império Mongol.
    • Com medo de que os construtores do mausoléu construíssem algo parecido, diz a lenda que depois de concluído o imperador pediu para cortar suas mãos e cegar todos eles.
    • A ideia do imperador era construir outro mausoléu de mármore preto na frente do Taj Mahal. O intuito era que ele e sua esposa pudessem “se olhar” até a eternidade.
    • O mausoléu recebe cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos.
    • A cúpula do monumento é costurada com fios de ouro.

    Fonte: Toda Materia


    Fotos

    Tags

    © 2019 Chip pra Viagem. Desenvolvido por Doctor SAC